sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Chocolate Amargo

Da série: Alimentos que queimam gordura corporal.
O chocolate amargo é um alimento rico em antioxidantes e pode ajudar a evitar o acúmulo de gordura nas células do corpo. Segundo a recente pesquisa publicada no Journal of Agriculture and Food Chemistry, o acúmulo dessa gordura pode ser um precursor para doenças cardíacas e a obesidade.
Dica para consumo:
Derreta meia barra de chocolate escuro no microondas por 30 segundos, depois espalhe sobre ele frutas de sua preferência.
Te garanto: é irresistível.

Dica de Leitura

Amigo leitor, recomendo hoje a leitura da Folha de Londrina, edição desta sexta-feira (30/10) que traz duas ótimas materias sobre alimentação.
A primeira você pode encontrar no caderno Cidades: Comer se Aprende na Escola.
E no encarte Folha da Sexta você vai encontrar ótimas receitas para sucos saudáveis.
Boa Leitura!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Recuperar a Forma Após a Gravidez:

Não existem milagres. A recuperação física total da mulher após o parto será proporcional aos cuidados que ela dispensou durante a gestação. Porém é possível seguir um plano de atividades que promete trazer a mulher de volta à forma anterior à gravidez em menos de um ano e sem nenhum risco para a saúde. O plano foi desenvolvido por profissionais do Hospital Vila Mariana em São Paulo e pode ser aplicado por mulheres que já ganharam o bebê a até 7 meses. Cada fase tem um programa diferente.
Publico aqui o primeiro e, caso você queira saber mais, me escreva e te envio o programa completo tá?

Se o bebê nasceu já faz um mês:
Nos primeiros 45 dias pós-parto, o corpo da mulher passa por readaptações: sai do estado de grávida e passa para o estado de lactente. Os inchaços das pernas e das mãos, comuns no final da gravidez já começam a desaparecer. Sessões de drenagem linfática com fisioterapeutas podem ser realizadas de uma a duas vezes por semana para amenizar esse sintoma. Nesta fase, a pele da barriga, das mamas, das coxas e do bumbum pode adquirir aspecto flácido, com acentuação das estrias principalmente se você engordou demais na gestação. Aplique cremes emolientes à base de óleos vegetais (sugiro amêndoas e macadâmia) diversas vezes ao dia,eles reduzem a quantidade de estrias e aliviam a flacidez no pós-parto.
Já na primeira semana pós-parto, é possível notar a perda de peso (ocasionada pela saída do bebê e perda da placenta e do líquido amniótico). Além disso, ocorre a involução uterina num processo que leva cerca de 40 dias para se completar, com o útero voltando à forma que tinha antes da gravidez. A alimentação deve ser equilibrada e natural, sem restrições, porém sem excessos de alimentos ácidos e condimentados, que podem prejudicar o leite. É uma fase de abstinência sexual e também de repouso quanto a atividades físicas, por isso o segredo é ter paciência.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Receita: Vitamina Refrescante

Anote aí uma deliciosa receita que, além de refrescante, ajuda a soltar o intestino:
Ingredientes
- 1 unidade média de mamão papaya
- 2 laranjas sem sementes
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
- 1 colher (sopa) de açúcar (pode ser o açucar magro)
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. De preferência, tome sem coar. Rendimento: 1 copo
Comentários:
A laranja é rica em fibras e o mamão papaya possui papaína que estimula a mucosa intestinal de forma natural. A linhaça, além de ótima para o intestino, previne o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.
Experimente, você vai adorar!

Morango para o Cerebro

Na postagem anterior esqueci de falar da importância do MORANGO.
Estudos comprovam que o morango é um excelente aliado para a melhora da nossa função cognitiva (segundo estudos publicados no Berry Health Symposium de 2009). É normal que, conforme envelhecemos, a nossa função cerebral diminua e por isso temos mais dificuldade de aprendizagem, lentidão na parte motora, perda de memória. Isso ocorre principalmente, pois as células inflamam e oxidam, é aí que o morango pode ajudar. Além do aroma e sabor agradável, a fruta que é muito consumida nesta época, possui antioxidantes capazes de prevenir essa inflamação e oxidação das células, conseqüentemente melhorando nossa memória e função motora.
Inclua esta fruta em sua dieta, além de deliciosa, é muito benéfica para sua saúde e cérebro.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Fortalecimento da Memória

Para iniciar minhas postagens escolhi um tema muito saudável: fortalecimento da memória.
Durante o envelhecimento nosso corpo vai, naturalmente, sofrendo uma regressão dos neurônios e a diminuição de conexões entre os neurônios. Porém alguns nutrientes podem retardar esse envelhecimento.
O consumo de frutas, verduras, legumes, leguminosas, cereais integrais e oleaginosas é recomendado para o fortalecimento da memória, pois são fontes de nutrientes importantes para a saúde do cérebro.
Anote minha sugestão para sua próxima visita ao supermercado: mamão, melancia, laranja, manga, brócolis, repolho, espinafre, couve-flor, rúcula, feijão, soja, ervilha, alfafa, castanha, azeite e peixes.Em breve publicarei algumas receitas com esses ingredientes.