domingo, 31 de janeiro de 2010

Cuidados para o Carnaval

Amigo leitor, reproduzo aqui uma matéria que li no portal do yahoo. Achei útil e estou publicando na íntegra:

Com a chegada do Carnaval, o consumo de bebidas alcoólicas e a atividade física aumenta. O ritmo nesses dias torna-se mais intenso e, como conseqüência, o corpo perde muita água se não estiver hidratado e o consumo de álcool for excessivo. O Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrológo do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, alerta que é possível se divertir sem ter de procurar auxílio médico e, assim, não ter de acabar com a festa antecipadamente.

Outro alerta está no uso desnecessário em abusar de alimentos para aumentar o metabolismo e promover um emagrecimento rápido pré- carnavalesco e sem comprovação científica. "A quantidade de líquidos por dia para a hidratação pode variar de 1,5 litros a 2,5 litros, depende do tipo físico, idade e atividade física ou metabólica. Se a perda de líquidos for muito grande, cerca de 6%, a pessoa pode até sofrer derrames e desidratação", explica Dr. Magnoni.

Energéticos
A hidratação correta estimula o sangue a transportar todos os nutrientes pelo corpo, mantém a pressão arterial em níveis corretos e promove, pela diurese, a eliminação dos excessos desses dias. O Dr. Magnoni adverte também para o uso das bebidas com energéticos. Elas aceleram o coração e a pessoa pode correr o risco de ter taquicardia, desmaios e até convulsões se usadas em excesso.

O que o folião também não pode esquecer é de cuidar da alimentação. Recomenda-se que antes da maratona de folia o ideal é consumir bastante carboidrato, contido em batatas, arroz, macarrão, pão, entre outros. "É importante a ingestão do carboidrato na véspera da folia, pois ele é responsável em fornecer energia ao corpo", finaliza.

Para encarar o Carnaval com aquele pique, é muito importante cuidar do corpo de maneira geral. O ideal é fazer alongamentos, além de ginástica moderada, usar sapatos adequados e abusar da hidratação.

DICAS DO NUTRÓLOGO PARA O CARNAVAL 2010

• Abuse de líquidos;
• Reduza alimentos gordurosos;
• Abuse de frutas, verduras e legumes;
• Ingerir água durante todo o dia;
• Durma o necessário;
• Alongue as pernas, braços e coluna o máximo possível;
• Utilize calçados adequados;

fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/29012010/11/saude-corpo-ritmo-no-carnaval.html

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dengue - Precisamos Ajudar

Amigo leitor, as chuvas constantes estão trazendo de volta aquele velho inimigo: o mosquito transmissor da dengue.
Como os ovos do mosquito sobrevivem muito tempo (mais de um ano) em ambiente seco, esperando chegar a chuva para reativar o ciclo reprodutivo, estamos ameaçados.
Para o nosso bem, de nossa família e de nossa comunidade, todos devemos entrar em ação e combater os focos de reprodução do mosquito, pois só assim poderemos vencer essa guerra.
Como ajudar:
A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
Eu estou fazendo a minha parte, e convido você e fazer a sua.
Abraços e bom final de semana.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Exercícios Físicos e a Depressão

Ok, ok. Eu já sei: se você está depressiva(o), não quer nem saber de exercícios. Mas devia.
Exercícios leves, como caminhada, 3 vezes por semana com duração mínima de 30 minutos diminuem o desconforto causado por depressões moderadas e reduzem o risco de a doença voltar.
Aproveite que nossa cidade tem belos locais para caminhada como o Zerão, o percurso entre o Iate Clube e a Barragem do Igapó, a pista de caminhada do Igapó 2, a praça em frente o Aeroporto... nossa, são tantos. Prefira caminhar em locais onde a natureza esteja presente.
Além da caminhada, a ginástica aeróbica pode aumentar a produção de neurotransmissores envolvidos no alívio dos sintomas da depressão, como endorfina, adrenalina, serotonina e dopamina.
Faça exercícios e seja feliz.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A Alimentação e a Depressão

Alguns alimentos ajudam a aliviar os sintomas da depressão. Não significa que você vai jogar seus remédios fora, mas você poderá melhorar sua qualidade de vida.
Um aminoácido reconhecidamente útil para combater a depressão é o triptofano, que atua na produção da serotonina (um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar).
Uma alimentação rica em alimentos selecionados ajudam a combater a depressão.

Os carboidratos favorecem a passagem do triptofano pela barreira hemato-encefálica para convertê-lo em serotonina.
Podem ser encontrados no açúcar mascavo, mel, rapadura, frutas, cereais e farinhas integrais.

Vitaminas do complexo B e ácido graxo ômega 3 são fundamentais para o desenvolvimento do sistema nervoso devido à sua alta concentração na membrana dos neurônios.
Os alimentos ricos em vitaminas do complexo B são os cereais, o leite e seus derivados, ovos, verduras de folhas verdes, frutas, carne vermelha e levedura de cerveja. Já os ácidos graxos ômega 3 podem ser encontrados nos peixes de água fria, sementes, óleos de linhaça e canola, cereais e vegetais de folhas verdes.

Veja a lista de alimentos e monte um cardápio que te agrade:
- Leite e derivados (ex: iogurte desnatado, queijo branco)
- Aveia
- Produtos a base de soja
- Peixes e Frutos do Mar
- Aves
- Carnes magras
- Grãos Integrais, biscoitos e massas integrais
- Leguminosas (feijões, lentilha)
- Arroz
- Frutas oleaginosas
- Açúcar mascavo
- Mel
- Frutas secas
- Frutas como banana, pinha, abacate
- Ovos
- Nozes, castanhas
- Sementes de gergelim e de girassol
- Tâmara
- amendoim
- peru

Escreva se quiser um cardápio específico para sua dieta balanceada.

A Mulher e a Depressão

No período de férias andei lendo sobre a depressão e achei importante postar aqui algumas informações úteis.
Vou começar com a depressão na mulher.
Segundo especialistas na área, 9% da população feminina mundial experimenta a depressão pelo menos uma vez na vida.
Os especialistas costumam dizer que a depressão se deve a um conjunto de fatores, tanto biológicos como culturais.
Os mais comuns são:
- Alterações hormonais que acontecem em diversos pontos da vida da mulher: puberdade precoce, entrada na adolescencia, entrada na vida adulta, fase pré-mestrual, gravidez, depressão pós parto, aborto (acidental ou intencional)e perimenopausa.
- Fatores econômicos e sociais de risco, como a perda de emprego, cuidar da escola dos filhos, o próprio emprego dos filhos e outras atividades relacionadas ao trabalho e a vida profissional.
Nas próximas postagens darei dicas sobre alimentação e exercícios que previnem a depressão.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Os segredos de uma unha bem esmaltada

As mãos são o cartão de visitas da mulher e mantê-las bonitas é muito importante no dia a dia feminino.
Pensando nisso busquei informações sobre como a mulher pode cuidar bem de suas unhas.
O material abaixo foi escrito por Vanessa Cusumano e parcialmente extraído do site e-linda (www.elinda.com.br).

- antes de esmaltar as unhas, limpe-as com removedor de esmaltes. Isso garante a remoção de resíduas como hidratantes ou amolecedores de cutícula, que podem atrapalhar o resultado final.
- remova o esmalte das unhas pelo menos um dia antes da nova pintura, para que suas unhas possam respirar.
- se sua temperatura corporal é naturalmente elevada, mergulhe suas mãos em água fria antes de passar o esmalte, pois mãos quentes podem ocasionar as indesejaveis bolinhas que surgem depois da esmaltação.
- evite aquele aspecto falhado e manchado aplicando uma camada bem fina de esmalte, espere secar um pouco e aplique mais uma, desta vez com mais produto no pincel.
- para esmaltes perolados, passe primeiro uma camada de base, uma segunda de esmalte cremoso e finalize com o perolado.
- esmalte escuro não fica bem em unhas muito curtas, elas parecerão ainda menores.
- use esmaltes clarinhos para destacar a pele bronzeada;
- para manter o seu esmalte bonito por mais tempo, aplique uma camada de esmalte incolor por cima das unhas já pintadas.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Mantenha seu bronzeado por mais tempo

Se você quer fazer sua pele ficar bronzeada por mais tempo, coma alimentos que ajudam a acelerar e prolongar o bronze.
É muito fácil: alguns alimentos como a cenoura, abóbora, beterraba, mamão papaya, manga, brócolis e espinafre são ricos em betacaroteno, substância ajuda o organismo a fabricar vitamina A e reforça o bronzeado.

Um suco de laranja com cenoura é exceltente para te refrescar e ajudar a manter a pele bronzeada.

Não se esqueça: evite a exposição solar entre 10:00H e 16:00H. Caso vá para a práia nesse horário, fique embaixo do guarda sol e não esqueça de usar protetor solar.

Voltando ao Trabalho

Amigo leitor,
Após 15 dias afastado do blog (mas não do trabalho), estou de volta.
Espero poder publicar quase diariamente boas dicas de saúde para você.
Obrigado pela sua visita.