quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Diabetes

Ao lado da hipertensão, o diabete é a doença que mais mata no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
Atinge pelo menos 6,2 milhões de pessoas com mais de 18 anos. Além disso, os números são provavelmente duas vezes maiores, uma vez que pesquisas mostram que a metade dos portadores desconhece a doença.
O diabetes trata-se de duas formas: com antidiabéticos orais ou com insulina injetável. Geralmente os diabetes tipo I têm pouca insulina e por isso têm de tomar insulina injetável desde muito novos, mas pode haver durante algum tempo insulina suficiente, de forma que nessa altura ainda não são tão insulino-dependentes.
Os diabéticos tipo II costumam ter insulina suficiente, por isso não precisam tomar insulina. Mas, ela não funciona, e, por isso, dão-se os antidiabéticos orais para facilitar a ação da insulina nas células. Mais tarde, o pâncreas destes diabéticos também pode começar a não funcionar bem e aí já é preciso dar insulina também e então deixam de ser não-insulino-dependentes.
ATENÇÃO: em fevereiro meu grupo de apoio iniciará uma campanha gratuita de identificação e tratamento do diabetes.
Divulgarei os locais de atendimento através da imprensa e dos amigos blogueiros. Participe, cuide da sua saúde e tenha um Feliz 2011.