Não existem milagres. A recuperação física total da mulher após o parto será proporcional aos cuidados que ela dispensou durante a gestação. Porém é possível seguir um plano de atividades que promete trazer a mulher de volta à forma anterior à gravidez em menos de um ano e sem nenhum risco para a saúde. O plano foi desenvolvido por profissionais do Hospital Vila Mariana em São Paulo e pode ser aplicado por mulheres que já ganharam o bebê a até 7 meses. Cada fase tem um programa diferente.
Publico aqui o primeiro e, caso você queira saber mais, me escreva e te envio o programa completo tá?
Se o bebê nasceu já faz um mês:
Nos primeiros 45 dias pós-parto, o corpo da mulher passa por readaptações: sai do estado de grávida e passa para o estado de lactente. Os inchaços das pernas e das mãos, comuns no final da gravidez já começam a desaparecer. Sessões de drenagem linfática com fisioterapeutas podem ser realizadas de uma a duas vezes por semana para amenizar esse sintoma. Nesta fase, a pele da barriga, das mamas, das coxas e do bumbum pode adquirir aspecto flácido, com acentuação das estrias principalmente se você engordou demais na gestação. Aplique cremes emolientes à base de óleos vegetais (sugiro amêndoas e macadâmia) diversas vezes ao dia,eles reduzem a quantidade de estrias e aliviam a flacidez no pós-parto.
Já na primeira semana pós-parto, é possível notar a perda de peso (ocasionada pela saída do bebê e perda da placenta e do líquido amniótico). Além disso, ocorre a involução uterina num processo que leva cerca de 40 dias para se completar, com o útero voltando à forma que tinha antes da gravidez. A alimentação deve ser equilibrada e natural, sem restrições, porém sem excessos de alimentos ácidos e condimentados, que podem prejudicar o leite. É uma fase de abstinência sexual e também de repouso quanto a atividades físicas, por isso o segredo é ter paciência.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário