domingo, 31 de janeiro de 2010

Cuidados para o Carnaval

Amigo leitor, reproduzo aqui uma matéria que li no portal do yahoo. Achei útil e estou publicando na íntegra:

Com a chegada do Carnaval, o consumo de bebidas alcoólicas e a atividade física aumenta. O ritmo nesses dias torna-se mais intenso e, como conseqüência, o corpo perde muita água se não estiver hidratado e o consumo de álcool for excessivo. O Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrológo do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, alerta que é possível se divertir sem ter de procurar auxílio médico e, assim, não ter de acabar com a festa antecipadamente.

Outro alerta está no uso desnecessário em abusar de alimentos para aumentar o metabolismo e promover um emagrecimento rápido pré- carnavalesco e sem comprovação científica. "A quantidade de líquidos por dia para a hidratação pode variar de 1,5 litros a 2,5 litros, depende do tipo físico, idade e atividade física ou metabólica. Se a perda de líquidos for muito grande, cerca de 6%, a pessoa pode até sofrer derrames e desidratação", explica Dr. Magnoni.

Energéticos
A hidratação correta estimula o sangue a transportar todos os nutrientes pelo corpo, mantém a pressão arterial em níveis corretos e promove, pela diurese, a eliminação dos excessos desses dias. O Dr. Magnoni adverte também para o uso das bebidas com energéticos. Elas aceleram o coração e a pessoa pode correr o risco de ter taquicardia, desmaios e até convulsões se usadas em excesso.

O que o folião também não pode esquecer é de cuidar da alimentação. Recomenda-se que antes da maratona de folia o ideal é consumir bastante carboidrato, contido em batatas, arroz, macarrão, pão, entre outros. "É importante a ingestão do carboidrato na véspera da folia, pois ele é responsável em fornecer energia ao corpo", finaliza.

Para encarar o Carnaval com aquele pique, é muito importante cuidar do corpo de maneira geral. O ideal é fazer alongamentos, além de ginástica moderada, usar sapatos adequados e abusar da hidratação.

DICAS DO NUTRÓLOGO PARA O CARNAVAL 2010

• Abuse de líquidos;
• Reduza alimentos gordurosos;
• Abuse de frutas, verduras e legumes;
• Ingerir água durante todo o dia;
• Durma o necessário;
• Alongue as pernas, braços e coluna o máximo possível;
• Utilize calçados adequados;

fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/29012010/11/saude-corpo-ritmo-no-carnaval.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário