sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dengue - Precisamos Ajudar

Amigo leitor, as chuvas constantes estão trazendo de volta aquele velho inimigo: o mosquito transmissor da dengue.
Como os ovos do mosquito sobrevivem muito tempo (mais de um ano) em ambiente seco, esperando chegar a chuva para reativar o ciclo reprodutivo, estamos ameaçados.
Para o nosso bem, de nossa família e de nossa comunidade, todos devemos entrar em ação e combater os focos de reprodução do mosquito, pois só assim poderemos vencer essa guerra.
Como ajudar:
A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
Eu estou fazendo a minha parte, e convido você e fazer a sua.
Abraços e bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário