segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Alimentos que Enganam - parte 1

Alguns alimentos saudáveis nem sempre estão liberados para quem faz dieta. Pelo contrário: muitos são extremamente calóricos e podem atrapalhar muito o seu processo de emagrecimento. Samantha Macedo, que é nutricionista da Equilibrium Consultoria, em São Paulo, revelou 10 deles. E ainda fez uma ressalva: “É importante dizer que eles não são alimentos inadequados ou pouco saudáveis, porém, devem ser consumidos com moderação por quem quer emagrecer, por contribuírem com muitas calorias”.

Veja a lista dos primeiros 5 itens, com dicas para fazer as melhores escolhas:

1. Azeite
É fonte de gorduras monoinsaturadas, que são saudáveis, mas é gordura. Em uma colher de sopa temos 108 calorias! Ele pode ser substituído por 1 colher de sopa de maionese (40 kcal) ou molhos para salada light (cerca de 20 kcal por colher). Suco de limão e mostarda também são boas alternativas para temperar as saladas sem extrapolar nas calorias.

2. Castanhas
Apesar de muito saudáveis, por serem fontes de gorduras monoinsaturadas, diversos minerais e até ômega 3, as castanhas são muito calóricas. Para garantir seus nutrientes sem exagerar, ao invés de consumi-las como petisco, use-as picadas nas saladas, no arroz ou em vitaminas de frutas. Opte por sementes como a de linhaça ou girassol para dar um toque crocante aos pratos. Uma colher de sopa de castanha de caju tem cerca de 85 calorias; uma unidade de castanha do Pará, 70 calorias; e um pacote de amendoim (50g) tem 320 calorias.

3. Suco de laranja
1 copo de suco de laranja contém, em média, sumo de 4 a 5 laranjas, o que contribui com 110 kcal. Apesar de excelente fonte de vitamina C, em excesso, ele pode arruinar a sua dieta.... Consuma sucos feitos com fruta e água, como suco de limão, maracujá e acerola, ao invés de sucos que utilizam apenas a fruta pura.

4. Salada de frutas
Dependendo do tamanho e dos acompanhamentos, ela pode ser equivalente a um sanduíche ou até uma refeição completa. Por ser consumida em porções maiores e sendo preparada com frutas picadas, normalmente, equivale a 2 ou 3 frutas. Se acompanhadas de iogurte, granola e mel, fica ainda mais calórica. Opte por uma fatia de fruta, sem acompanhamentos, como abacaxi com folhas de hortelã ou 1/2 papaia com raspas de limão.

5. Queijo minas
Uma fatia de 30g de queijo tipo minas possui 66 calorias. Já uma fatia fina (15 g) de mussarela tem 46. Ou seja, o branco não é a melhor opção sempre, pois normalmente é consumido em porções maiores, por terem a fama de bonzinhos. O queijo branco, como os demais queijos (a mussarela e o queijo prato), é fabricado com leite integral, portanto, é rico em gorduras saturadas (que podem aumentar o colesterol). Se preferir o queijo branco, consuma a versão light sempre que possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário