segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Alimentos que Enganam - Parte 2

Continuo a lista publicada anteriormente...
Abaixo você poderá conher os outros 5 alimentos da série "Alimentos que Enganam".

6. Açaí
Considerado um alimento muito saudável e popular entre os esportistas, o açaí pode ser tão calórico quanto uma refeição. Normalmente, é batido com xarope de guaraná (ou mel) e frutas, e servido acompanhado por granola. Um pote pode chegar a ter 600 calorias. Prefira as versões menores e dispense os acompanhamentos: um pote de 250g, apenas de açaí, possui 275 calorias. Se quiser se refrescar com menos calorias, um picolé de frutas tem cerca de 60 calorias. Uma bola de sorvete de chocolate de 60g tem 110.

7. Frutas secas

As frutas secas podem e devem ser consumidas com opções de lanches saudáveis ou para dar um toque diferente a algumas preparações. Mas atenção à quantidade consumida, pois durante o processo de fabricação da fruta seca, apenas a água é retirada, mas as calorias permanecem. Ou seja: ela tem um aspecto muito menor, porém as calorias são as mesmas da fruta in natura. Controle a quantidade e, quando estiver com muita fome, prefira as versões frescas que, por possuírem água, são maiores, levando mais tempo para serem consumidas e a sensação de saciedade é maior.

8. Tomate seco
Sendo feito com tomates conservados no azeite, ele pode levar as calorias da sua salada às alturas. Uma opção é deixá-lo em uma peneira de um dia para o outro, e usar papel toalha para retirar o excesso de azeite. Pique o tomate seco para dar sabor, sem exagerar na quantidade. Opte por tomate fresco temperado com orégano, manjericão e sal. Uma porção de 20g de tomate seco fornecem 75 calorias.

9. Isotônicos
Diferente do que muitos pensam, os isotônicos possuem calorias (cerca de 120, para 500 ml). Além de hidratarem e fornecerem sais minerais, possuem carboidratos e são utilizados como repositores de energia após a prática de exercícios. Não exagere e prefira água para hidratar, caso não necessite repor os estoques de carboidratos. Ao longo do dia, opte pela água pura ou aromatizada com hortelã para matar a sede e garantir a hidratação.

10. Iogurte
Apesar de ser fonte de cálcio e proteína e em algumas versões, facilitar o funcionamento do intestino, um iogurte possuir entre 120 a 150 calorias. Prefira as opções light, com cerca de 60 calorias e não exagere na quantidade, pois não adianta substituir pelo light, que tem metade das calorias, mas consumir o dobro. Vale usar o iogurte batido com polpa de fruta ou as versões prontas, misturadas com suco, que são menos calóricas. Fique de olho no tamanho do pote e opte pelas versões de 120g ao invés das de 200g.

Nenhum comentário:

Postar um comentário